ENGENHARIA CARTOGRÁFICA

- Duração: 5 anos

- Salário médio inicial:
R$ 1.000

Bacharelado

A engenharia cartográfica se ocupa da obtenção e o processamento de dados geográficos para a elaboração, análise e interpretação dos aspectos geográficos de uma região. O engenheiro cartógrafo aprende a documentar a geografia de um local, criando, analisando e interpretando  informações gráficas. Informações gráficas são aquelas que podem ser apresentadas sob a forma de gráficos, croquis, desenhos, ou imagens, enquanto dados textuais são aqueles textos escritos como, por exemplo: relatórios, informações de toponímia, valores numéricos sobre capacidade do solo, tabelas, coordenadas de pontos, formas decomparação e hierarquisação de informações. Para se diplomar, o estudante precisa fazer o estágio supervisionado. 

- Currículo mínimo: Cálculo, Geometria Descritiva, Matemática Avançada, Mecânica, Instrumentos e Métodos de Medição, Probabilidade e Estatística, Cálculo Numérico, Física, Química, Desenho Técnico, Eletricidade, Geodésia, Introdução ao Cálculo de Ajustamento, Levantamentos Especiais, Geofísica e Geologia.

- Áreas de atuação: Levantamento aerofotogramétrico, Órgãos públicos, consultorias, empresas construtoras, posicionamento global por satélite artificial, institutos de pesquisas tecnológicas, empresas de planejamento e projetos, representação e reprodução cartográfica, sistema de informações geográficas.

- Perfil do profissional: habilidade em cálculos, senso de observação, gosto pelo trabalho ao ar livre, criatividade,  organização, meticulosidade, dinamismo, sociabilidade,  pesquisa tecnológica.

 

 






© Copyright. Minha carreira. Todos os direitos autorais reservados.