MUSEOLOGIA

Bacharelado

O museólogo dedica-se à classificação, restauração, organização e exposição de peças com valor artístico, cultural, histórico ou científico, que formam os acervos e divulgam o patrimônio histórico e cultural. Organiza acervos de empresas buscando resguardar seus documentos e sua história. Avalia a necessidade de restauração de peças para impedir a sua deteriorização, procurando manter as condições adequadas ao armazenamento e à exposição. Promove intercâmbio com museus para troca e empréstimo de obras históricas ou artísticas. Atua em atividades ligadas à arte, história, meio ambiente, ciência e tecnologia.

- Currículo mínimo: Antropologia, Introdução ao estudo da História, História Antiga, Sociologia, História do Brasil, Medieval e Moderna, Filosofia e Psicologia da Educação, História Contemporânea, História da América, Arqueologia, História da Cultura Artística, maquetes e biologia de combate a fungos e pragas.

- Áreas de atuação: Empresas especializadas em exposições nacionais e internacionais, memória empresarial, magistério,  instituições de documentação e pesquisa, fundações, museus, empresas particulares, centros culturais, antiquários,  galerias de arte, leilões.

- Perfil do profissional: organização, senso crítico, interesse por questões sociais e por leitura, capacidade de reflexão, de argumentação e transmissão de idéias, capacidade de pesquisa, meticulosidade.






© Copyright. Minha carreira. Todos os direitos autorais reservados.